APOIOS

7 de fevereiro de 2015

ESPERANÇA NO SERTÃO

 Choveu em 47 municípios


images

Em Juazeiro do Norte, a população foi surpreendida com a chuva que caiu ao meio-dia e que ainda não entrou no relatório da Funceme

Com a previsão ainda que parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de mais um ano de estiagem, o quarto seguido, população e agricultores de Sobral comemoram as tímidas chuvas que têm caído durante essa semana, enquanto a Cidade sofre com os mesmos problemas.
Apesar de ter chovido apenas 12 milímetros, muitas ruas do Centro ficaram aladas. As águas invadiram algumas lojas, causando desconforto e prejuízo para os lojistas.
Em Itapajé, a chuva de 42mm na última terça feira também causou alagamentos em vários bairros da Cidade. Houve prejuízo em eletrodomésticos e móveis, como camas e geladeiras. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itapajé, Marcondes Mota, o ato de jogar lixo nos bueiros é a principal causa dos alagamentos, assim como a construção de casas próximo aos mananciais. Ontem, a história se repetiu com 44 milímetros de intensidade.
Os bairros Barateiro, Centro, Pedras Brancas e Esmirino Gomes foram as regiões que sofreram com a chuva intensa.
Juazeiro do Norte
No Cariri, voltou a chover forte ontem por volta do meio-dia em Juazeiro do Norte. Moradores de bairros periféricos, bem como no bairro Lagoa Seca e nas proximidades do Centro da Cidade, voltaram a ficar preocupados por conta da falta de sistemas de drenagem em vários pontos da sede urbana do Município
No bairro Novo Juazeiro, uma verdadeira lagoa voltou a se formar nas imediações da Igreja do Menino Jesus de Praga. No local, sempre que há precipitações, casas são invadidas pelas águas acumuladas em bueiros e bocas de lobo. A situação ficou da mesma forma complicada nos bairros Tiradentes e São José, onde a falta de infraestrutura também ocasionou diversos pontos de alagamentos. No Bairro Lagoa Seca, próximo ao Fórum, ruas ficaram cobertas pelo volume de água. A região também é carente de drenagem.
Funceme
A Funceme garante que não há ainda prognóstico final para a quadra invernosa. A Fundação, através da assessoria de imprensa, divulgou que, somente s após o Carnaval, divulgará a previsão para o período de inverno. A data ainda não foi definida. A ideia é fazer o comunicado já próximo ao fim do mês de fevereiro.
As principais chuvas de ontem, segundo a Funceme, ocorreram nos municípios de Itapajé, 44mm; Uruoca, 42mm; Pedra Branca, 35mm; Irauçuba, 34mm, e Senador Pompeu, que registrou 32mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário